All-Test-Pro em Motores AC e CC,

Os enrolamentos do motor são fios condutores enrolados em um núcleo magnético; eles fornecem um caminho para a corrente fluir para criar então um campo magnético para girar o rotor. Como qualquer outra parte do motor, o enrolamento pode falhar. Quando os enrolamentos do motor falham, raramente os condutores reais falham, mas é o revestimento de polímero (isolamento) que envolve os condutores que falham. O material polimérico é orgânico em sua composição química e está sujeito a alterações devido ao envelhecimento, carbonização, aquecimento ou outras condições adversas que causam alteração na composição química do material. Essas alterações não podem ser detectadas visualmente, nem mesmo com instrumentos de teste elétrico tradicionais, como ohmímetros ou megôhmetros.

 

A falha inesperada de qualquer parte do motor causará perda de produção, aumento das despesas de manutenção, perda ou dano ao capital e possivelmente ferimentos pessoais. Como a maioria das falhas de isolamento ocorre ao longo do tempo, a tecnologia MCA™ fornece as medições necessárias para identificar essas pequenas alterações que determinam a condição do sistema de isolamento do enrolamento. Saber como verificar seus enrolamentos permitirá que sua equipe seja proativa e tome as medidas adequadas para evitar falhas indesejadas do motor.

 

Como Testar a Parede de Isolamento

Uma falha de aterramento ou um curto com o aterramento ocorre quando o valor da resistência da parede de isolamento diminui e permite que a corrente flua para o aterramento ou para uma parte exposta da máquina. Isso cria um problema de segurança, pois fornece um caminho para que a tensão de alimentação do enrolamento se estenda até a estrutura ou outras partes expostas da máquina. Para testar a condição do aterramento, as medições da parede de são feitas dos fios do enrolamento T1, T2, T3 para o terra.

 

As melhores práticas testam o caminho sinuoso até o solo. Este teste fornece uma tensão CC ao enrolamento do motor e mede quanta corrente flui através do isolamento para o terra:

 

1) Teste o motor desenergizado usando um voltímetro funcionando corretamente.

 

2) Coloque os dois cabos de teste do instrumento no terra e verifique uma conexão sólida ao terra do cabo do instrumento. Meça a resistência de isolamento à terra (IRG). Este valor deve ser 0 MΩ. Se qualquer valor diferente de 0 for exibido, reconecte as pontas de prova ao terra e teste novamente até obter uma leitura de 0.

 

3) Remova um dos cabos de teste do terra e conecte em cada um dos cabos do motor. Em seguida, meça o valor da resistência de isolamento de cada fio ao terra e verifique se o valor excede o valor mínimo recomendado para a tensão de alimentação dos motores.

 

NEMA, IEC, IEEE, NFPA fornecem várias tabelas e diretrizes para a tensão de teste recomendada e valores mínimos de isolamento para o terra, dependendo da tensão de alimentação dos motores. Este teste identifica quaisquer pontos fracos no sistema de isolamento da parede do solo. O fator de dissipação e o teste de capacitância para o terra fornecem indicação adicional da condição geral do isolamento. O procedimento de teste para esses testes é o mesmo, mas em vez de aplicar uma tensão CC, um sinal CA é aplicado para fornecer uma melhor indicação da condição geral do isolamento da parede de aterramento.

 

Como testar seus enrolamentos com problemas de conexão, abertos ou em curto

Problemas de conexão: Problemas de conexão criam desbalanceamento de corrente entre as fases em um motor trifásico, o que causa aquecimento excessivo e falha prematura de isolamento.

 

Aberto: Abre ocorre quando um condutor ou condutores quebram ou se separam. Isso pode impedir a partida do motor ou fazê-lo funcionar em uma condição “monofásica”, que consome excesso de corrente, superaquecimento do motor e falha prematura.

 

Curto: Os curtos ocorrem quando o isolamento ao redor dos condutores do enrolamento se rompe entre os condutores. Isso permite que a corrente flua entre os condutores (curto) em vez de através dos condutores. Isso cria aquecimento na falha, levando a uma maior degradação do isolamento entre os condutores e, finalmente, leva à falha.

 

O teste de falhas de enrolamento requer a realização de uma série de medições AC e CC feitas entre os cabos do motor e os valores medidos são comparados, se as medições forem balanceadas, os enrolamentos estão OK se forem falhas desbalanceadas são indicadas.

 

As medidas recomendadas são:

1) Resistência;

2) Indutância;

3) Impedância;

4) Ângulo de Fase;

5) Resposta de Corrente de Frequência.

Teste sua condição de enrolamento testando estas conexões:

T1 a T3

T2 a T3

T1 a T2

A leitura deve estar entre 0,3 a 2 ohms. Se for 0, há um curto. Se for superior a 2 ohms ou infinito, há uma abertura. Você também pode secar o conector e testar novamente para obter resultados mais precisos. Verifique as inserções quanto a marcas de queimadura e cabos quanto a desgaste.

 

Desbalanceamento de resistência indica problemas de conexão, se esses valores estiverem fora de equilíbrio em mais de 5% da média, isso indica conexão solta, de alta resistência, corrosão ou outro acúmulo nos terminais do motor. Limpe os cabos do motor e teste novamente.

 

As aberturas são indicadas por resistência infinita ou leitura de impedância.

 

Se as respostas do ângulo de fase ou da frequência da corrente estiverem desbalanceadas em mais de 2 unidades da média, isso pode indicar curtos no enrolamento. Esses valores podem ser afetados pela posição do rotor da gaiola de esquilo durante o teste. Se a impedância e a indutância estiverem desbalanceadas em mais de 3% da média, recomenda-se girar o eixo aproximadamente 30 graus e testar novamente. Se o desbalanceamento segue a posição do rotor, o desbalanceamento pode ser resultado da posição do rotor. Se o desequilíbrio permanecer o mesmo, uma falha do estator é indicada.

 

Os Instrumentos Tradicionais de Teste de Motor não são Capazes de Testar ou Verificar os Enrolamentos do Motor de forma Eficaz

Os instrumentos tradicionais usados ​​para testar motores têm sido o megôhmímetro, o ohmímetro ou, às vezes, um multímetro. Isso se deve à disponibilidade desses instrumentos na maioria das plantas. O megôhmetro é usado para testes de segurança de equipamentos ou sistemas elétricos e o multímetro é usado para realizar a maioria das outras medições elétricas. No entanto, nenhum desses instrumentos sozinhos ou combinados fornece as informações necessárias para avaliar adequadamente a condição do sistema de isolamento de um motor. O megôhmetro pode identificar pontos fracos na parede de isolamento e aterramento do motor, mas não fornece a condição geral do sistema de isolamento. Também não fornece informações sobre a condição do sistema de isolamento do enrolamento. O multímetro identificará problemas de conexão e aberturas nos enrolamentos do motor, mas não fornecerá informações sobre o isolamento entre os enrolamentos.

ALL-TEST PRO 7™

 

 

Testes de Enrolamento com Análise do Circuito do Motor (MCA™)

O teste de análise do circuito do motor (MCA™) é um método desenergizado que avaliará completamente a saúde do seu motor verificando os enrolamentos e outras peças. É fácil de usar e fornece resultados precisos rapidamente. O ALL-TEST PRO 7™, ALL-TEST PRO 34™ e outros produtos MCA™ podem ser usados ​​em qualquer motor para identificar possíveis problemas e evitar reparos dispendiosos. O MCA™ exercita totalmente o sistema de isolamento do enrolamento do motor e identifica a degradação precoce do sistema de isolamento do enrolamento, bem como falhas dentro do motor que levam à falha. O MCA também diagnostica conexões soltas e defeituosas quando os testes são realizados a partir do controlador do motor.

 

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