“A Manutenção Preditiva, também conhecida por Manutenção sob Condição ou Manutenção com base no estado do Equipamento, pode ser definida da seguinte forma:

“Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, acompanhando por uma sistêmica.

A manutenção preditiva permite:

  • a avaliação confiável dos ativos em operação;
  • a operação segura e contínua dos ativos pelo maior tempo possível;
  • o planejamento antecipado da atuação, minimizando os custos e o tempo de reparo;
  • a melhoria dos resultados empresariais, na medida em que garante maior disponibilidade para ativos e maior segurança pessoal e operacional

Em função do desenvolvimento tecnológico na área de eletrônica, os instrumentos e sensores para acompanhamento preditivo estão cada vez mais disponíveis a preços mais baixos. Os softwares experts conduzem a análise, auxiliando o diagnóstico preciso.

A inspeção vem sendo cada vez mais praticada na Manutenção como forma de “predizer” falhas, mau funcionamento, condições inseguras ou necessidade de intervenção para troca de componentes ou lubrificação, dentre outras. Podemos conceituá-la como:

INSPEÇÃO é a análise crítica de um ativo (equipamento ou sistema) verificando seu estado real em comparação com um padrão definido.

Isso é feito através de medição, exame através dos sentidos, uso de instrumentos eletrônicos ou por outros meios.

Verifica-se que as atividades de inspeção e de manutenção preditiva se complementam ou se fundem. Em algumas instalações, a inspeção tem grande importância, sendo uma das atividades mais necessárias para garantia da integridade dos equipamentos, evitando as falhas catastróficas e os prejuízos delas decorrentes.

O esquema mostrado a seguir indica como a inspeção deve ser praticada dentro da Manutenção em qualquer tipo de organização ou instalação.”

Fonte: manutenção orientada para resultados Júlio Nascif / Luiz Carlos Dorigo.

Gráfico da Manutenção Preditiva através da curva PF

Deseja falar com um Especialista em Manutenção Preditiva?

E-mail: [email protected]

WhatsApp: http://encurtador.com.br/gjl56

Website: mgstecnologia.com.br