Comparação Técnica: Acelerômetros de 100 mV/g vs. 50 mV/g

 

INTRODUÇÃO

Existem várias diferenças entre os acelerômetros com sensibilidade de 100 mVg e aqueles com sensibilidade de 50 mV/g. A sensibilidade padrão atual na indústria de monitoramento de condições é de 100 mV/g. Isso nem sempre foi o caso – 50 mV/g era a sensibilidade padrão da indústria antes de 100 mV/g substituí-la.

 

Anteriormente, os acelerômetros de 50 mV/g eram utilizados como padrão na indústria de monitoramento de condições por dois motivos:

▶ A tecnologia do sensor limitou os acelerômetros de 100 mV/g a uma faixa dinâmica de ±50 g, independentemente da instrumentação de leitura à qual foi conectado

▶ Os dispositivos de leitura (o antecessor dos analisadores modernos) eram limitados a uma faixa de fundo de escala de ± 5 V, o que limitava um acelerômetro de 100 mV/g a 50 g de faixa de vibração (100 mV/g x 50 g = 5 V)

 

Levando em consideração essas limitações, os usuários dessa tecnologia no passado alcançariam uma faixa dinâmica mais ampla de 100 g´s usando um acelerômetro de 50 mV/g (50 mV/g x 100 g = 5 V) quando comparado a um acelerômetro de 100 mV/g.

 

À medida que a tecnologia evoluiu, os padrões da indústria mudaram e podemos comparar a tecnologia de sensores quando utilizada com a capacidade de dimensionamento automático dos analisadores de dados modernos. A seguinte comparação de acelerômetros de sensibilidade de 100 mV/g vs. 50 mV/g usará os acelerômetros AC102 (100 mV/g) e AC117 (50 mV/g) da CTC.

 

Esses sensores possuem dimensões e pesos idênticos, tornando-os ideais para esta comparação.

 

RESPOSTA DE FREQUÊNCIA

Uma das principais características ao comparar um acelerômetro é a faixa de resposta de frequência que cada acelerômetro é capaz de medir com precisão. Cada acelerômetro tem uma sensibilidade padrão (100 mV/g ou 50 mV/g) com uma tolerância publicada para a qual gerará uma saída para a sensibilidade indicada.

O gráfico acima ajuda a entender quais velocidades cada sensibilidade do acelerômetro é eficaz na detecção. Em ambos os casos para frequência mais baixa e para frequência mais alta, a sensibilidade de 100 mV/g é superior à sensibilidade de 50 mV/g. Para especificar ainda mais, o acelerômetro AC102 (100 mV/g) permite detectar frequências de 0,5 Hz – 1 Hz e 12.500 Hz – 15.000 Hz dentro de uma tolerância de ±3 dB que não é uma capacidade com o AC117 (50mV/g) acelerômetro.

 

RANGE DINÂMICO

A próxima característica que veremos é a faixa dinâmica de cada acelerômetro. A faixa dinâmica é a característica do transdutor que permite que o amplificador eletrônico passe o sinal de uma determinada quantidade de vibração.

Se refletirmos sobre o tópico anterior de dispositivos de leitura legados com um limite de faixa de fundo de escala de ±5 V e combinar essa limitação com a faixa dinâmica de pico de ±80 g do AC102, o usuário experimentaria um corte de sinal. No entanto, com a tecnologia moderna e a capacidade de dimensionamento automático por meio de analisadores de sinal digital, o usuário não experimentará corte de sinal ao utilizar um sensor como o AC102 que possui um range de pico dinâmico de ±80 g.

 

 

RUÍDO ESPECTRAL

A última diferença entre as duas tecnologias de sensores é o ruído espectral. Esta característica só afeta o sinal do sensor em velocidades extremamente baixas. Em uma configuração do mundo real, o usuário provavelmente nunca enfrentará problemas de ruído espectral de acelerômetros de 100 mV/g ou 50 mV/g. No entanto, para nossa comparação, vamos nos aventurar nas diferenças.

 

Em conclusão, a moderna tecnologia de acelerômetro de 100 mV/g da CTC com um range dinâmico ±80 g permite ao usuário identificar falhas de rolamento em velocidades mais lentas e mais altas quando utilizado com analisadores modernos. Isso ajuda os usuários a prever falhas nos rolamentos em estágios anteriores quando comparados a usuários anteriores que utilizam tecnologia de sensor de 50 mV/g com dispositivos de leitura legados.

 

A CTC é líder mundial no projeto e fabricação de acelerômetros industriais e transdutores piezoelétricos de velocidade, sensores de vibração de 4-20 mA e conjuntos de sondas de proximidade, bem como todo o hardware de montagem relacionado, cabos e conectores e caixas de junção. Nossos produtos permitem monitoramento de vibração eficiente para manutenção preditiva em uma ampla variedade de indústrias: cimento, mineração, petroquímica, alimentos bebidas, automobilística, siderúrgica, eólica, papel e celulose, geração de energia, tratamento de água e esgoto, farmacêutica, hospitais, embalagens e muito mais. Nossa missão é oferecer a mais ampla variedade de acelerômetros e produtos de hardware de vibração, compatíveis com coletores de dados e sistemas de monitoramento online, bem como as ferramentas para instalação.

 

A linha de produtos CTC apresenta hardware de análise de vibração para a indústria pesada. Todos os produtos CTC são apoiados por nossa garantia incondicional e vitalícia. Se algum produto CTC falhar, iremos repará-lo ou substituí-lo sem nenhum custo (Garantia Vitalícia).

 

Conheça as nossas soluções: https://mgstecnologia.com.br/index.php/product/ctc-connection-technology-center-inc/

E-mail: [email protected]

Tel: + 55 31 3661.3374

WhatsApp: +55 31 99551.0211