Programa de coleta e análise de dados vibração é uma maratona, não uma corrida. Portanto, antes de você partir para a comprar um analisador de vibração portátil, é importante dar um passo atrás e considerar seus objetivos gerais do programa de vibração e o tipo de ferramenta que pode ajudar a alcançá-los. Quais problemas a sua equipe de manutenção precisa resolver? Você está realmente tentando encontrar a causa raiz de problemas emergentes nas máquinas ou apenas fazer uma triagem da vibração geral? Qual é o custo real ao longo da vida que você está disposto a pagar pelas soluções que está considerando? 

Uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas aprende sobre monitoramento de vibração é que ele pode ser eficaz para identificar indicações das quatro falhas mais comuns em máquinas: desbalanceamento, desalinhamento, folga e desgaste de rolamento. No entanto, a realidade é que muitas ferramentas terão dificuldade em encontrar essas falhas, tornando mais difícil agir com base nos dados. 

Comparando Analisadores de Vibração Portáteis Hoje, muitos analisadores de vibração disponíveis no mercado simplesmente fornecem um valor global de vibração. Esse único valor é usado para indicar a saúde geral de uma máquina. Como você pode imaginar, acompanhar os valores globais dessa forma pode ser enganoso. Por exemplo, falhas em rolamentos ocorrem em altas frequências, e uma leitura de valor global em um analisador de vibração portátil básico pode não mudar muito antes de uma falha do rolamento. Esse tipo de análise de vibração é útil por sua simplicidade, e pode ser valioso para triagem de ativos, mas tem limitações claras. 

Uma pequena mudança em uma alta frequência pode mover apenas ligeiramente suas leituras de velocidade global e polegadas por segundo. Seu analisador de vibração poderia sugerir que está tudo bem, quando na verdade você tem um grande problema se formando na máquina. 

A vibração geral não pode identificar a causa raiz da vibração. Também não considera o fato de que diferentes máquinas têm níveis diferentes de vibração global aceitável. E negligência o fato de que algumas falhas não afetarão o valor global de vibração até que o dano já tenha ocorrido. 

Como a Análise de Vibração Amplia a Vida Útil dos Ativos e Evita Falhas 

Ao usar um analisador de vibração portátil mais avançado, como o VIBXPERT® II — um analisador de espectro —, você pode realizar uma Transformada Rápida de Fourier (FFT). Um analisador de espectro é uma ferramenta que mede e exibe um sinal de entrada, como amplitude de vibração, e depois mostra como sua intensidade varia em uma faixa de frequência. Isso torna possível pegar a forma de onda, dividi-la em frequências específicas e ver as frequências de alta intensidade onde as mudanças estão ocorrendo de fato. 

Isso pode parecer intimidante para um iniciante, mas novos usuários podem ser treinados para usar o VIBXPERT® II para medições baseadas em rota e, em seguida, ter membros da equipe mais experientes — ou provedores de serviços especializados como a Fluke® Reliability — para analisar os dados posteriormente. 

 

programa de coleta e análise de dados vibração 

Diferenciais do VIBXPERT® II

O VIBXPERT® II é um poderoso analisador de vibração portátil que pode identificar falhas específicas. 

Ele opera de forma não intrusiva durante rotas externas à máquina, mesmo enquanto a máquina está em funcionamento. 

O VIBXPERT® II pode monitorar máquinas de velocidade padrão, velocidade constante e velocidade variável. 

Não há taxas recorrentes. O preço inicial reflete o verdadeiro custo de propriedade. Outros analisadores de vibração portáteis exigem acordos de suporte que podem dobrar o custo de propriedade. 

O VIBXPERT® II é uma ferramenta avançada de análise de vibração portátil capaz de identificar falhas específicas. Como um analisador de espectro, ele é muito mais poderoso do que os produtos de vibração gerais disponíveis no mercado hoje. A diferença entre uma ferramenta de vibração geral e um analisador de espectro é semelhante a ser triado versus visitar um especialista. Considere uma caixa de engrenagens. Um analisador de espectro como o VIBXPERT® II da Fluke® Reliability pode detectar anomalias nas frequências de engrenamento das engrenagens. Como resultado, é possível identificar dentes rachados. Além disso, é possível observar as engrenagens e verificar se há algo de errado com a transferência de energia da máquina através da caixa de engrenagens. Se houver anomalias, é possível identificar onde estão. 

É um dispositivo portátil usado na própria máquina, seja em sistemas clinicamente limpos ou em ambientes industriais adversos. O VIBXPERT® II realiza medições confiáveis e eficientes e se combina com o software OmniTrend incluso para obter resultados precisos e relatórios simples. A funcionalidade de Troca Automática do VIBXPERT® II até elimina uma forma comum de erro humano durante a coleta de dados. 

O VIBXPERT® II funciona tanto em máquinas de velocidade padrão e constante que operam em RPMs específicos quanto em máquinas de velocidade variável, onde a mudança de velocidade é baseada na carga. Além disso, o VIBXPERT® II faz isso de maneira não intrusiva, ou seja, do exterior da máquina enquanto ela ainda está em funcionamento. Isso é fundamental para detectar problemas e evitar interrupções na produção, o que economiza tempo e dinheiro. 

O software OmniTrend é poderoso, mas simples de usar. O software foi projetado para ser amigável para funções em toda a equipe de manutenção, desde os técnicos que realizam as medições até a liderança que gera ou lê os relatórios. Como resultado, sua equipe pode evitar preenchimentos falsos, ou seja, pessoas marcando a manutenção como concluída quando na verdade não foi, o que cria lacunas nas operações de manutenção que aumentam os riscos de riscos de segurança, danos ao equipamento, problemas de inventário e muito mais. Agilizar e simplificar a coleta, análise e relatórios de dados reduz a probabilidade de preenchimentos falsos. 

 

 Acessórios para Vibração: https://mgstecnologia.com.br/index.php/product/ctc-connection-technology-center-inc/

Redução do Custo Através do Analisador de Vibração para o melhor Programa de Coleta e análise de Dados Vibração

Produtos avançados como o VIBXPERT® II podem custar mais inicialmente do que modelos de nível básico. No entanto, uma vez que você adquira o VIBXPERT® II, o único custo contínuo é a calibração a cada dois anos no próprio instrumento. 

Com o VIBXPERT® II, você paga antecipadamente pelo verdadeiro custo de propriedade ao longo de um período de 10 anos. É isso. Outros analisadores de vibração portáteis no mercado exigem que sua empresa compre acordos de suporte. Esse custo anual tradicionalmente é cerca de 13% do custo do instrumento. Isso significa que sua equipe precisa pagar mais 130% do que você pagou antecipadamente pelo dispositivo do concorrente ao longo do mesmo período de 10 anos. Isso é mais que o dobro do verdadeiro custo de propriedade do VIBXPERT® II. 

Outros produtos também limitam ou cobram por pontos de dados — ou seja, eles limitam o número de máquinas que você pode ter em seu banco de dados. Dependendo do produto, esse limite é ou um limite rígido e você não pode adicionar nenhum ponto, ou você pode adicionar, mas será cobrado por adicionar máquinas adicionais ao banco de dados. 

Com o VIBXPERT® II, você pode ter 100 pontos ou 1.000 pontos, ou qualquer que sejam suas especificações. É ilimitado. Depois de possuir o VIBXPERT® II, você o possui e pode usá-lo tanto quanto precisar. Um cliente que queria garantir que um determinado rolamento não falhasse antes que uma produção fosse concluída chegou a usar o VIBXPERT® II duas vezes por dia para verificar a mesma máquina. Você pode ir a qualquer equipamento a qualquer momento para coletar dados. 

O VIBXPERT® II também desbloqueia uma ampla gama de capacidades que muitas outras ferramentas não conseguem alcançar. Com o VIBXPERT® II você pode criar um banco de dados de máquinas de sua planta, depois coletar e analisar pontos individuais em cada máquina e identificar falhas específicas. Quando você tem dados históricos para cada máquina em suas instalações, você pode facilmente identificar anomalias e determinar qual é a falha — e resolvê-la — antes que ela cause danos ou tempo de inatividade. Uma ferramenta geral de medição de vibração não pode fazer isso. 

Redução dos Custos de Manutenção Corretiva

O tempo de inatividade é um dos maiores problemas enfrentados pelas equipes de manutenção, e muitas vezes é por isso que elas consideram iniciar um programa de vibração. Uma grande parte do potencial retorno sobre o investimento com o VIBXPERT® II vem da eliminação do tempo de inatividade imprevisto. Se você souber qual equipamento está apresentando problemas, poderá direcionar seus recursos de manutenção para resolver o problema antes que a produção seja interrompida. Você pode fazer com que sua equipe de planejamento prepare rolamentos se estiverem com defeito, ou se precisarem substituir uma caixa de engrenagens. 

Um cliente do VIBXPERT® II costumava usar suas máquinas até que falhassem. Eles perderam dois compressores em um ano devido a danos nos rolamentos. Líquidos estavam penetrando e os produtos químicos usados para limpar os tubos criaram calor. Quando o líquido resfriava, endurecia e criava um desequilíbrio. Após uma mudança na liderança, houve uma mudança cultural da manutenção reativa para a manutenção preditiva — e agora eles estão resolvendo problemas em vez de substituir máquinas, graças ao VIBXPERT® II. 

Reduzir ou até mesmo eliminar a manutenção reativa é uma grande economia de custos. Por várias razões, os custos da manutenção reativam podem ser cerca de três vezes mais altos do que a manutenção planejada. Encomendar peças com urgência é caro, mas com os problemas contínuos na cadeia de suprimentos que muitas indústrias estão enfrentando, a peça que você precisa pode não estar disponível quando você precisa — mesmo que esteja disposto a pagar um valor maior. Se levar uma semana para obter as peças necessárias para uma máquina, isso pode significar que a produção ficará completamente paralisada até que a máquina esteja funcionando novamente. Além disso, as horas extras se acumulam rapidamente quando você precisa chamar pessoas durante a noite ou nos fins de semana. 

Assim como pegar um voo de última hora, toda vez que você faz algo que não havia planejado, isso vai custar mais caro.  

Consideração Final para o Programa de Coleta e Análise de Dados Vibração

Em última análise, o importante a perceber é que há uma mudança cultural que precisa ocorrer na própria empresa quando você inicia um programa de análise de vibração. Isso ocorre porque alguns tipos de medição, como o alinhamento, são mais como gratificação instantânea. Mas se você ainda não estiver realizando nenhuma análise de vibração, isso exigirá algum tempo e treinamento. 

Quando se trata de análise de vibração, o verdadeiro poder não está em uma verificação pontual, mas sim no estabelecimento de dados a longo prazo, onde você pode comparar mês a mês, ou trimestre a trimestre, como uma máquina está se comportando. E você pode sobrepor esses dados ao longo do tempo – chamado de “waterfall” – e realmente ver como uma máquina está mudando. 

O VIBXPERT® II pode direcionar sua equipe para um caminho de sucesso com essa jornada, e pode fazê-lo a um custo de propriedade ao longo da vida menor do que a maioria dos outros analisadores de vibração portáteis que ostentam capacidades semelhantes. 

 

Fale com um de nossos especialistas e crie o seu programa de coleta e análise de dados vibração:

E-mail.: [email protected]

Tel.:+55 31 3661.3374

Conheça os Sistemas para Monitoramento Online e garanta e eficiência do seu programa de coleta e análise de dados vibração : https://linkss.app/ITOOS