Um sensor de vibração é um dispositivo utilizado para medir as vibrações emitidas pelos equipamentos e ativos. Os sensores de vibração medem os níveis de deslocamento, velocidade e aceleração.

Alterações nestas medições que se situam fora de um limiar predefinido para o funcionamento normal podem indicar um problema, tal como um rolamento desgastado, peças desalinhadas, ou outra condição que requer atenção. O monitoramento da condição é uma das formas mais eficazes, porque pode detectar estes problemas meses antes de se tornarem graves, evitando a falha do ativo. Isto permite que as equipes de manutenção identifiquem os problemas e programem a manutenção de forma pró-ativa, reduzindo o risco de paradas não planejadas.

Como funciona um sensor de vibração: Cada peça de equipamento rotativo tem a sua própria assinatura de vibração. Quando os padrões normais de vibração de uma máquina mudam, pode indicar uma falha. As alterações dos padrões de vibração podem revelar uma grande variedade de problemas, incluindo folga, desequilíbrio, ou desgaste prematuro. Os padrões de vibração também mudam quando as peças da sua máquina estão rachadas ou ligadas de forma incorreta.
Os sensores de vibração modernos podem captar e transmitir dados de vibração numa base contínua, tornando estes dados disponíveis para análise em tempo real. Isto torna fácil para a sua equipe de manutenção ver exatamente o que se passa com os seus ativos, para que se possam manter alguns passos à frente das suas necessidades de manutenção.
Quando utilizados como parte de uma estratégia de manutenção preditiva abrangente, os sensores de vibração podem reduzir drasticamente o tempo de parada e aumentar a produtividade da sua operação.

Conheça a estrutura de um sensor: https://www.youtube.com/watch?v=Ko2edq-ydrk

Quais são os diferentes tipos de Sensores de Vibração?

Existem vários tipos diferentes de sensores de vibração no mercado, incluindo uma variedade de tecnologias de detecção de vibração, bem como sensores wireless e comuns. É importante escolher um sensor que se adapte às suas necessidades e ao seu orçamento. Segue uma visão geral de alto nível dos diferentes tipos de sensores de vibração atualmente disponíveis.

Acelerômetros de Vibração

Os acelerômetros são os tipos de sensores de vibração mais utilizados. Medem as alterações na velocidade das vibrações dos seus ativos. Os acelerômetros são altamente sensíveis e podem captar mesmo alterações sensíveis na vibração. Existem muitos tipos diferentes de acelerômetros, incluindo:
Os medidores de vibração são pequenos dispositivos portáteis que podem medir as vibrações de acordo com as necessidades. Os coletores de vibração muitas vezes não se ligam diretamente à sua máquina, embora alguns possam ser configurados dessa forma. Em vez disso, os técnicos utilizam como parte nas inspeções de rotina.

Os dispositivos de vibração incluem frequentemente acelerômetros. No entanto, não podem fornecer dados de forma contínua, da mesma forma que os sensores de vibração wireless. Isto significa que os medidores de vibração, por si só, não podem permitir uma estratégia de manutenção preditiva. Os Sensores de Vibração MEMs são amplamente utilizados devido à sua resposta de frequência. Eles são excelentes na captação de frequências de vibração entre 0 e 1.000 hertz. As alterações nessas frequências mais baixas apontam tipicamente para problemas de desbalanceamento, desalinhamento, e fundação (base).

Os sensores MEMs são também rentáveis, oferecem uma longa duração da bateria, e têm altas classificações IP para um funcionamento confiável em ambientes industriais húmidos ou poeirentos.

Os sensores de vibração piezoelétricos, são frequentemente elogiados pelo seu desempenho, mesmo em ambientes extremos. Os sensores de vibração piezoelétricos também captam frequências mais altas, especialmente frequências acima de 1.000 hertz. As alterações nestas frequências mais elevadas indicam geralmente problemas com caixas de velocidades e barras de motor.”

Sensor de Vibração
Acelerômetro triaxial circular
Sensor de Vibração
Acelerômetro saída topo tradicional
Sensor de Vibração
Acelerômetro saída lateral tradicional

O que é um Sensor de Vibração Piezoelétrico?

Os sensores de vibração piezoelétricos utilizam o efeito piezoelétrico para medir a vibração, convertendo a numa carga elétrica. Estes sensores dependem de elementos piezoelétricos – geralmente cristais de quartzo – para converter a energia mecânica causada pelas vibrações em sinais elétricos.

Os seus técnicos irão colocar sensores diretamente sobre o seu equipamento ou componentes. À medida em que o ativo vibra, esse movimento cria uma carga elétrica através do elemento piezoeléctrico.

Os sensores piezoelétricos de vibração são provavelmente a forma mais utilizada em um acelerômetro, devido à sua resiliência, versatilidade, e capacidade de operar em ambientes agressivos.”

Por que utilizar um sensor de vibração industrial?

“No passado, os sensores de vibração eram utilizados principalmente para equipamentos de grande escala como os AVACs. Hoje em dia, há mais pressão do que nunca sobre os fabricantes para manterem os seus calendários de produção no alvo e minimizarem os tempos de paradas. A maioria das operações utilizam mais recursos do que nunca. Isto torna mais difícil e complexa a realização das rotas de inspeções.

Como resultado, cada vez mais operações industriais começaram a utilizar sensores de vibração para monitorar a saúde dos seus equipamentos. Os sensores de vibração alertam para potenciais problemas como desalinhamento, desbalanceamento, folga, e problemas de engrenamentos. Em muitos casos, os sensores assinalam estas condições meses antes de se transformarem em grandes problemas. Isso permite à sua equipe de manutenção entrar e resolver o problema antes do tempo.

Os sensores de vibração é a parte fundamental de qualquer estratégia do monitoramento da condição ou de manutenção preditiva. Permitem manter o controle do seu equipamento sem o excesso de carga em em suas forçar a operações durante as rotas de inspeção.

Você irá saber exatamente quando e onde substituir as correias, lubrificar peças, ou executar outras tarefas de inspeção. Em última análise, poupará nos custos de manutenção e maximizará o seu tempo de operação e produtividade.

Onde instalo os sensores de vibração?

É geralmente uma boa ideia instalar sensores de vibração nos seus ativos críticos. Os sensores de vibração podem rastrear a saúde de todo o seu equipamento rotativo, incluindo
o gerenciamento de um projeto de monitoramento da condição pela primeira vez, comece instalando os sensores de vibração no equipamento de criticidade A, que prejudique os indicadores de produção. Instale os sensores o mais próximo possível do seu motor, bomba, e rolamentos do eixo. Se não tiver a certeza onde ou como montar os seus sensores, é uma boa ideia consultar especialistas em monitoramento da condição.”

Obter Cotação via WhatsApphttp://encurtador.com.br/jsG48

Pesquisar sobre os acessórios CTC – Connection Technology Centerhttps://mgstecnologia.com.br/index.php/product/ctc-connection-technology-center-inc/